Meio Ambiente

Na CTCEA desenvolvemos programas de redução dos impactos ambientais no espaço aéreo e aumento da qualidade de vida nos entornos dos aeroportos.

A caracterização da CTCEA como Organização Social de Interesse Público impõe e legitima a nossa responsabilidade socioambiental. Trabalhamos hoje para garantir o futuro sustentável das próximas gerações.

A certificação como organização carbono neutro, nos conscientiza da importância da melhoria na utilização das fontes de emissão para a preservação do meio ambiente.

Nas fases preliminares de implantação de projetos de infraestrutura do sistema de controle do espaço aéreo, nossas ações estão presentes na identificação das interferências com o meio ambiente, oferecendo sugestões e ações que valorizem e contribuam para a preservação ambiental, sempre objetivando atender às necessidades do Parceiro.

No segmento aeronáutico, nosso trabalho é desenvolver conhecimentos que ajudem a reduzir os impactos ambientais produzidos no espaço aéreo e beneficiem a preservação ambiental e a qualidade de vida nos entornos dos aeroportos, em conformidade com as Recomendações da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI).

Nossos projetos ambientais estão identificados com a disponibilidade dos recursos naturais existentes em cada local de implantação, considerando as estatísticas de índice pluviométrico, incidência dos raios solares e priorizando a utilização de materiais recicláveis, compatíveis com as exigências das legislações federais, estaduais e municipais.

Assim Pensamos

Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial à sadia qualidade de vida, devendo ser defendido e preservado por e para todas as gerações (art. 225, Constituição Federal).

Nossa Preocupação

O planeta não suporta mais as agressões sofridas. Minimizar impactos ambientais é o procedimento de ouro para reverter esse caos. Tem que ser garantida a perenidade da vida na Terra.

As Consequências

Há que haver visão estratégica no desenvolvimento das atividades. Quanto mais sustentável, melhor! Os valores econômicos dos projetos não podem ser míopes, precisam incorporar valores do ecologicamente correto, da preservação climática, do resguardo da qualidade da água e da sadia consciência no trado dos dejetos.

Como Procedemos

Conscientizamos as organizações para as preocupações ambientais, definindo política, diretrizes e estrutura funcional necessárias à correta postura ambientalista.

Como Apoiamos

Promovemos a infraestrutura indispensável ao trabalho ambiental, concretizando banco de dados, coletas de dados e medições ambientais. Indicamos organizações e profissionais ligados à área ambiental.

Como Controlamos

Acompanhamos e fiscalizamos o processo ambiental realizando monitoramentos, inspeções, avaliações de impactos ambientais e realizamos auditorias ambientais.

Conclusão

A Gestão Ambiental na CTCEA é a realização de ações sustentáveis para mapear, monitorar, controlar e avaliar os riscos ambientais presentes, primando pelos valores humanos e preservando o Meio Ambiente.