Atuação

A CTCEA gerencia projetos multidisciplinares de tecnologia para o desenvolvimento do Controle do Espaço Aéreo e da Defesa e Preservação do Meio Ambiente.

A CTCEA atua no Gerenciamento de projetos multidisciplinares com soluções de tecnologia para o desenvolvimento do Controle do Espaço Aéreo e da Defesa e Preservação do Meio Ambiente, com ênfase nas seguintes áreas:

  • Concepção e Engenharia de Sistemas Operacionais
  • Sistemas Eletrônicos e de Infraestrutura
  • Arquitetura
  • Preservação e Proteção do Meio Ambiente
  • Especificação de Requisitos de Sistemas, Equipamentos, Materiais e Serviços
  • Contratos Nacionais e Internacionais
  • Integração de Sistemas
  • Recebimento, Homologação e Comissionamento de Equipamentos e Sistemas
  • Treinamento de Pessoal
  • Logística
  • Promover e apoiar atividades de geração, inovação e solução tecnológica, desenvolvimento, absorção e transferência de conhecimentos e capacitação de recursos humanos;
  • Realizar estudos, desenvolver concepções, elaborar planos e projetos nas diversas áreas de engenharia, especialmente nas de aeronáutica, arquitetura, civil, elétrica, eletrônica, informática, mecânica, telecomunicações, sistemas e outras especialidades que venha a desenvolver;
  • Gerir e exercer atividades relativas à concepção, estudos, projetos, especificação, prospecção e desenvolvimento de tecnologias e equipamentos, modernização e revitalização de sistemas eletrônicos, processamento de dados, meteorologia e auxílios à navegação, sensoriamento remoto, fornecimentos, construções, instalações e demais atividades decorrentes e correlacionadas com o controle do espaço aéreo ou com o meio ambiente;
  • Firmar parcerias com entidades nacionais e estrangeiras, públicas e privadas;
  • Assinar termos de parceria, contratos, convênios e quaisquer outros instrumentos permitidos pela lei brasileira, com pessoas físicas e jurídicas, públicas e privadas, nacionais e estrangeiras; e
  • Promover gestões junto a organizações públicas e privadas, nacionais e estrangeiras, visando à obtenção de incentivos financeiros ou fiscais e à captação de recursos.

A CTCEA, através da sua área de engenharia, desenvolve, analisa e gerencia projetos tecnológicos em diversas especialidades, tais como, aeronáutica, civil, elétrica, eletrônica, mecânica, telecomunicações, produção e sistemas. O Acervo Técnico, desenvolvido por nossos profissionais e mantido em conjunto com nossos Parceiros, visa transferir e disseminar o conhecimento adquirido nos diversos ambientes de atuação.

A nossa Engenharia é, também, responsável por desenvolver um programa de Capacitação e Treinamento que objetiva a manutenção e atualização do conhecimento a nossos profissionais, garantindo a nossos Parceiros um alto padrão de qualidade tecnológica.

Devemos ressaltar que, em todos os nossos processos, mantemos um padrão de qualidade invejável, atendendo a diversas Normas Internacionais e as melhores práticas preconizadas pelo PMI® no que diz respeito ao Gerenciamento de Projetos.

A CTCEA se preocupa em manter, permanentemente em seu quadro técnico, profissionais com larga experiência em suas áreas de formação para apoiar os recém-formados que chegam.

O credenciamento e certificação de nossos profissionais, junto a órgãos nacionais e internacionais tem sido nossa preocupação e é feito de modo continuado. Em nossos quadros, hoje, temos diversos profissionais credenciados junto ao CONFEA/CREA nas áreas de Telecomunicações, Mecânica, Eletrônica, Cartografia, Civil, Aeronáutica, Elétrica e Florestal, bem como, certificados pelo PMI®.

Para a consecução de sua finalidade, a CTCEA atua, também, junto à instituições de ensino, promovendo e apoiando, por meio de Acordo de Cooperação Técnica e Científica, desenvolvimento, absorção e transferência de conhecimentos e princípios, de sua lavra ou de terceiros, e de capacitação de recursos humanos.

Fundação COPPETEC

A CTCEA e a Fundação Coordenação de Projetos, Pesquisas e Estudos Tecnológicos – COPPETEC mantêm Acordo de Cooperação Técnica no desenvolvimento dos seguintes Projetos:

  • Estudos avançados de gestão de processos.
  • Monitoramento do meio ambiente e condições de dispersão na atmosfera.
  • Estudos avançados de corrosão e de sistemas de aterramento elétrico/eletrônico.
  • Execução de ações conjuntas com vistas à atuação integrada e coordenada nas áreas de meio ambiente e de infraestrutura do Sistema de Controle do Espaço Aéreo.

UNICAMP/FUNCAMP

A CTCEA e a Universidade Estadual de Campinas, por intermédio da Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP, assinaram, em 2009, Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de validar o Exame de Proficiência em Língua Inglesa para os Profissionais Prestadores de Serviços de Tráfego Aéreo do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro – SISCEAB, em apoio ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA/ Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), de forma a atestar que as Recomendações do Documento nº 9835 NA/453 da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) estão sendo atendidas e implementadas em sua plenitude.

APREMAVI

A CTCEA e a Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida – APREMAVI, assinaram, em 2010, Acordo de Cooperação Técnica tendo como objeto a restauração florestal de áreas degradadas mediante a produção de mudas no Viveiro de espécies nativas da Mata Atlântica a fim de promover a conservação da biodiversidade na Mata Atlântica, a recuperação de recursos hídricos e a neutralização de carbono, priorizando as matas ciliares e proteção das nascentes.

O projeto Gestão da Rede de Comunicação Integrada do COMAER – GRCIC, prevê o estabelecimento de Parceria Público-Privada, do tipo Concessão Administrativa, pelo prazo mínimo de 25 anos, na forma prevista no § 2º do art. 2º da Lei no 11.079, de 2004, e tem por objetivo delegar ao parceiro privado as atribuições relativas à elaboração de projeto, instalação, operação, gestão e manutenção da infraestrutura de comunicações, controle e gestão das redes de comunicação do Comando da Aeronáutica – COMAER.

A CTCEA vem apoiando a CISCEA no desenvolvimento deste projeto através de sua equipe financeira, jurídica e técnica, desde a elaboração dos estudos iniciais, nas etapas de Consulta Pública (encerrada em novembro de 2017), na aprovação pelo Tribunal de Contas (efetivada em agosto de 2018), na aprovação pelo Conselho de Parcerias de Investimentos (em agosto de 2018) e, finalmente, na publicação do Edital de Licitação (em setembro de 2018).

A entrega das Propostas está prevista para 12 de dezembro de 2018, quando se inicia a análise dos Documentos de Habilitação da Proposta Técnica e Econômica e sessões públicas que se realizarão na B3 (BOVESPA), tendo a previsão do leilão ser realizado no 1º trimestre de 2019.

A equipe da CTCEA conquista, assim, mais um conhecimento, estando à disposição para desenvolver e apoiar futuras oportunidades e necessidades.